segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Aculturação

        

            A aculturação refere-se ao encontro de culturas diferentes e, segundo afirmações mais tradicionais, a sobreposição de uma cultura sobre a outra. Historicamente, a aculturação moderna tornou-se evidente a partir da colonização nas Américas, África e Oceania. Antes do período das grandes navegações mercantilistas e da colonização dessas regiões por nações europeias, a própria Europa sofreu aculturação, por exemplo, no período em que parte de seu continente esteve nas mãos dos povos árabes.
         No conceito geral, define-se a aculturação como um processo de imposição cultural que, no Brasil colonial, ocorreu pela catequisação dos índios, negros escravos e por meio de  referências "civilizatórias" trazidas por portugueses, franceses e ingleses. Nos tempos atuais, a aculturação é percebida como resultado de um processo de intercâmbio cultura em que duas culturas absorvem mutuamente suas características e costumes gerando uma nova referência. Essa nova referência ou nova cultura apresenta traços da cultura inicial e da cultura absorvida.
           A cultura brasileira é formada por traços portugueses, africanos e indígenas; formação ocorrida no decorrer de nossa história pela colonização e pelo processo de imigração. A globalização e a interatividade das mídias permitem  um processo de aculturação e nivelamento das culturas pela proximidade das sociedades, das trocas e da rapidez dos veículos de comunicação que distribuem diversas referências, comportamentos e signos culturais em diferentes países.
Acredita-se que a aculturação, sendo um processo moderno de expansão, não consegue destruir por completo a identidade social e local de um povo. Hoje, a aculturação é considerada proveniente de um processo não violento , mas proveniente de uma necessidade de informação e busca de aspectos culturais por parte de vários povos.
          Trata-se de um processo de aquisição que ocorre por meio de vários grupos de culturas diversas, permitindo que indivíduos de uma cultura aprendam o comportamento o as tradições de indivíduos de outra cultura.
É errado pensar que uma cultura desapareça por completo após sofrer  influências de outra cultura, a cultura morre junto com o seu povo e, muitas vezes, se fortalece quando mescla sua cultura com a de outros povos.
          Devemos considerar que, mesmo nos tempos feudais e mercantis, nenhum povo conseguia viver constantemente isolado e que a cultura é um processo dinâmico em constante formação e expansão. A cultura não é estática ou mórbida, seja por fatores históricos, humanos e até mesmo bélico, ela é capaz de perder , reaver ou absorver novas referências durante o processo de consolidação ou reorganização de uma sociedade. A aculturação não significa a morte dos signos e comportamentos culturais de um povo, mas um processo proveniente de causas impostas ou antropologicamente naturais.
         Concluimos então, que a aculturação organizacional nada mais é do que a integração entre as culturas e valores dos indivíduos de uma organização, tomando para si o que acha relevante e descartando o que acredita não ser bom para seu desenvolvimento e crescimento em todos os sentidos.

5 comentários:

  1. Nossa, muito interessante essa matéria, parabens...

    ResponderExcluir
  2. Cultura Organizacional é um assunto muito interessante e bem complexo, pois a cultura cada pessoa tem a sua e numa organização onde trabalham várias pessoas diferentes, o que prevalece é a cultura da organização que nem sempre segue o mesmo caminho da cultura do funcionário.! muito bom esse assunto, daria um bom debate! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, excelente texto!
    Um tema bastante complexo onde você conseguiu fundamentar de maneira extremamente fácil de compreender, se utilizou de um modo em que a leitura se tornou muito agradável, além de passar toda a informação necessária. Está de parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante sua matéria sobre aculturação...nos trás muitas informações sobre os vários povos que integram o Brasil

    ResponderExcluir