domingo, 14 de novembro de 2010

O que é a Cultura Organizacional?



            A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização; refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais, constituindo seu modo institucionalizado de pensar e agir. A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que ela delibera aos seus colaboradores e o grau de lealdade expresso por eles com relação à empresa. A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e  dirigidos refletindo sua mentalidade predominante condicionando a administração das pessoas.
           Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais, no fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização.  A cultura precisa ser alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor conhecer a organização.


2 comentários:

  1. É importante saber qual a cultura da empresa em que se trabalha, pois evita-se conflitos e facilita a adaptação,focando objetivos em comum.

    ResponderExcluir
  2. Ao meu ver não há definição melhor de cultura organizacional do que você citou:''A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização;''

    e também concordo plenamento com o que a Flávia(comentário anterior) disse.!

    ResponderExcluir