domingo, 14 de novembro de 2010

Tipos de Culturas

CULTURAS ADAPTATIVAS

            São organizações que adotam e fazem constantes revisões e atualizações, em sua cultura se caracterizam pela criatividade, maleabilidade e flexibilidade, são voltadas inovação e mudanças. De um lado, a necessidade de mudança e a adaptação para garantir a atualização e modernização, e de outro, a necessidade de estabilidade e permanência para garantir a identidade da organização. O Japão, por exemplo, é um país que convive com tradições milenares ao mesmo tempo em que cultua e incentiva a mudança e a inovação constantes.


CULTURAS CONSERVADORAS

            Se caracterizam pela manutenção de idéias, valores, costumes e tradições que permanecem arraigados e que não mudam ao longo do tempo. São organizações conservadoras que se mantêm inalteradas como se nada tivesse mudado no mundo ao seu redor.

CULTURAS FORTES

            Seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influencia comportamentos e expectativas.
Algumas empresas como IBM, 3M, Merk, Sony, Honda, estão entre as que ostentam culturas fortes.

CULTURAS FRACAS

           São culturas mudam mais facilmente. É um exemplo, pequenas e jovem empresas, como estão iniciando suas atividades, é mais fácil para a administração comunicar os novos valores, isto explica a dificuldade que as grandes corporações tem para mudar sua cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário